Biografia

Gugu Liberato, nome artístico de Antônio Augusto de Morais Liberato, (São Paulo, 10 de abril de 1959) é um apresentador de televisão brasileiro. Filho de pais portugueses, Gugu escrevia cartas para Silvio Santos sugerindo programas, o que o levou a ser contratado pelo apresentador e empresário: Começou na televisão aos quartorze anos como assistente de produção do programa Domingo no Parque, apresentado por Sílvio Santos no SBT.




Gugu Liberato é filho de Maria do Céu, e Claudino Augusto, tem dois irmãos Aparecida Liberato e Amândio Liberato ambos mais velhos, cinco sobrinhos, Rodrigo, Alice, Amanda, André e Alexandre, sendo dois filhos da numeróloga Aparecida Liberato e Antonio Caetano (Rodrigo e Alice) e três do administrador de empresas Amândio Liberato e Silvia Liberato (Alexandre, André e Amanda). Em 2001, Gugu realizou seu maior sonho que era se tornar pai, no dia 10 de novembro nasceu João Augusto, e em 2003, nasceram as gêmeas Sofia e Marina, filhos que teve com a médica Rose Miriam Di Matteo. Gugu sempre foi um exemplo de familiar, muito presente e cuidadoso com seus filhos, pais, avós, irmãos, sobrinhos, tios e demais familiares.


Sua criatividade e empenho levaram Gugu a assumir um posto em frente às câmeras. Um de seus primeiros programas foi a Sessão Premiada paulista - a versão carioca era apresentada por Paulo Barboza. Em 1982 o dono da emissora pediu que Nelly Raymond, uma importante diretora argentina, criasse um programa para os sábados a noite. Era o Viva a Noite, que no ínicio era dividido em várias partes, e apresentando também por nomes como Ademar Dutra e Jair de Ogumcarece de fontes?. Depois de algumas mudanças de formato, Gugu permaneceu sozinho no comando do programa,posteriormente dirigido por Homero Salles .

Depois do sucesso do grupo Menudo, que foi exaustivamente promovido pelo Viva a Noite em 1984, lançou grupos musicais brasileiros do mesmo formato, como Dominó e Polegar, se tornando um empresário de sucesso. Sua produtora, a GGP, é responsável pela gravação de comerciais, programas e séries.

Em agosto de 1987, no auge do sucesso do Viva a Noite, Gugu assina um contrato com a Rede Globo. Porém, no sábado de Carnaval de 1988, Silvio Santos foi pessoalmente à sala do dono da emissora carioca, Roberto Marinho, no jornal O Globo, pedir a liberação do apresentador para permanecer no SBT. Silvio iria se submeter a uma delicada cirurgia e fez uma proposta milionária a Gugu, oferecendo grande parte da programação dominical. Para se ter uma idéia, o salário do apresentador aumentou em dez vezes, fora os ganhos com publicidade.

Assim, ele passou a comandar vários programas como: Passa ou Repassa, Cidade Contra Cidade, TV Animal, Programa de Vídeos, Corrida Maluca, Nações Unidas.

Mas o maior sucesso veio a partir de 17 de janeiro de 1993, com o programa Domingo Legal, uma mescla de jornalismo e variedades criada para combater o Domingão do Faustão, conseguindo, por algum tempo, superá-lo.

Fez filmes ao lado de Xuxa,Angélica, Os Trapalhões e lançou uma série de brinquedos com seu nome.

Embora pai de três filhos, João Augusto - nascido em 10 de outubro de 2001 - e as gêmeas Marina e Sofia - nascidas em 25 de dezembro de 2003 - com a médica Rose Miriam Di Matteo, eles não se casaram. O apresentador é irmão da numeróloga Aparecida Liberato e do adiministrador de empresas Amândio Liberato que é diretor da GGP.


Nos últimos anos Gugu se envolveu em dois grandes escândalos: A entrevista forjada com supostos traficantes do PCC em 7 de Setembro de 2003 em seu programa envolvendo apresentadores de televisão e a reforma em uma cobertura de condomínio no Rio de Janeiro que ocasionou a morte de duas irmãs por vazamento de gás.

Gugu é proprietário dos postos GRAAL, nomeados em seu nome (Grupo Antônio Augusto Liberato).